// Extensão Social

Em conformidade com o seu Estatuto, o INEPAD investe parte de seus recursos em atividades sociais de extensão voltadas para jovens em situação de risco psicossocial, apoiando projetos que tenham como objetivo a inclusão social e o resgate da cidadania através de atividades psicoeducativas e de promoção do bem-estar.

Atualmente o Projeto de Extensão Social do INEPAD trabalha com a Organização Cidadania Ativa(OCA) e a Organização Comunitária Santo Antonio Maria de Claret(OCSAMC).

Organização Cidadania Ativa (OCA)

Trabalho Realizado

Estamos realizando o Planejamento Estratégico de 2017 até 2027 da Instituição, que consiste em realizar diagnósticos nas áreas de Gestão de Pessoas, Financeira, Jurídica, Marketing e Processos, em seguida elaboramos um plano de ação para melhorias e plano tático de implantação dos novos projetos.
A Organização Cidadania Ativa (OCA) visa contribuir para o desenvolvimento social de crianças e adolescentes e melhorar o comportamento dos cidadãos. Para isso, as ações realizadas pela instituição são baseadas nos ideais de paz, ética, democracia e solidariedade com o objetivo de melhorar o mundo em que os jovens vivem. Afinal, nossa sociedade precisa ter menos preconceito e negatividade e mais oportunidades e gentilezas.

Criada em 1998 por voluntários que trabalhavam em unidades do Banco do Brasil de Ribeirão Preto (SP) e da região, a OCA deu origem aos projetos Cidadão Mirim e Cidadão Jovem. Por ser uma sociedade civil sem fins lucrativos, a instituição sobrevive por meio de doações mensais de seus associados e de parceiros, como o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Ribeirão Preto, que ajuda os envolvidos com vales-transportes. Outras empresas também são responsáveis por fazer a OCA dar certo e sempre auxiliam na compra de lanches e uniformes para os menores e na confecção de apostilas para que possam estudar.

PROJETO CIDADÃO MIRIM
Antes mesmo da criação da OCA, o projeto Cidadão Mirim era realizado em 1993 por alguns amigos da instituição no Comitê da Cidadania contra a Miséria e Pela Vida, localizado na Favela das Mangueiras, no bairro Vila Virgínia em Ribeirão. O espaço foi escolhido devido à infraestrutura precária e ao grande déficit de saneamento básico e de serviços essenciais no local, que contribuem para vivências de isolamento e de violação de direitos.

O objetivo inicial era dar comida para crianças sem condições financeiras, mas a ação começou a fazer parte da OCA em 2001 e passou por algumas mudanças. A meta agora não é somente alimentar o corpo, mas a alma dos jovens que pertencem às famílias moradoras do local.

Diante da preocupação com as questões sociais e econômicas enfrentadas pelos participantes, o Cidadão Mirim promove atividades diárias fora do horário das aulas e garante alimentação balanceada e exercícios que ajudam na recreação, no lazer e na informação como um tudo. Oficinas de informática, esporte, música, arte e comunicação contribuem no desenvolvimento motor e auxiliam na capacidade intelectual, como a de organizar ideias. O projeto estimula a construção e reconstrução das histórias dos participantes e ainda os prepara para enfrentarem a vulnerabilidade social.
Além de todos esses benefícios, outra vantagem é que o projeto garante que as crianças e os adolescentes atendidos não fiquem nas ruas enquanto os responsáveis trabalham.

PROJETO CIDADÃO JOVEM
O intuito inicial na data da criação da OCA era fazer com que alunos de escolas públicas e de famílias de classe média baixa conseguissem qualificação profissional adequada para arrumar o primeiro emprego.
E não é que deu certo? Os voluntários arranjaram parcerias com entidades públicas e privadas da cidade e começaram os cursos de Preparação para Inserção no Mundo do Trabalho e o O Aprendiz – que segue a linha de raciocínio da Lei do Aprendiz -, possibilitando a iniciação dos adolescentes na sociedade.
Ou seja, o Cidadão Jovem promove a inclusão digital e a capacitação para a busca do primeiro trabalho, por meio da aprendizagem da informática. Além de melhorar a autoestima dos estudantes, a inserção no mercado de trabalho pode garantir que o jovem e sua família tenham melhores condições de vida. Garantindo acesso à saúde, à educação e ao lazer.

A inclusão digital proporciona conhecimentos valorizados por empresas no momento da contratação, tornando-os candidatos com condições de concorrer às mais diversas vagas existentes.


Organização Comunitária Santo Antonio Maria de Claret(OCSAMC)

Trabalho Realizado

Estamos realizando o Planejamento Estratégico de 2017 até 2027 da Instituição, que consiste em realizar diagnósticos nas áreas de Gestão de Pessoas, Financeira, Jurídica, Marketing e Processos, em seguida elaboramos um plano de ação para melhorias e plano tático de implantação dos novos projetos.

Quem Somos

Histórico
A Organização Comunitária Santo Antonio Maria de Claret – OCSAMC é uma entidade Não Governamental, sem fins lucrativos, constituída em 30 de junho de 1979, em Ribeirão Preto, Estado de São Paulo.
Os serviços prestados nestes trinta e quatro anos de existência pautaram-se na construção de uma cidadania participativa, estimulando os usuários dos serviços educacionais ao protagonismo na busca para conquistar e manter melhores condições de vida. Seu foco de atuação está na promoção, proteção e defesa de direito de crianças e adolescentes e seus familiares e consequentemente no desenvolvimento humano e social. Procura assegurar estes direitos prestando serviços Socioassistenciais e educacionais realizados pelos programas e ações, entre eles a Escola de Marcenaria.
Desse modo, a Organização Comunitária Santo Antonio Maria Claret criou um enraizamento no bairro de Vila Recreio e adjacências passando a estender-se e influenciar a região de Ribeirão Preto – SP.

Parcerias
Desde sua origem abriu-se à participação das Universidades, principalmente os profissionais vinculados à Universidade de São Paulo – USP, que passaram a integrar-se no quotidiano de sua lida educacional junto a uma população que se encontrava distante do acesso a uma educação de qualidade. Desse modo suplantou a visão assistencialista dos serviços oferecidos, uma vez que passaram a ser fundamentados em conhecimento científico atualizados, ajustados às necessidades dos usuários. Ao mesmo tempo esteve sempre aberta a socializar os avanços obtidos em sua prática, compartilhando e democratizando o conhecimento produzido.

O vinculo da OCSAMC com as Universidades tem por princípio socializar o saber produzido nesta, sem fazer da população usuária objeto de pesquisa acadêmica, podendo assim avançar ainda mais no processo educativo de jovens que vêm se tornando protagonistas de uma cidadania participativa e responsável.

Atualmente a OCSAMC conta com vários parceiros:
– Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
* Secretaria Municipal da Educação
* Secretaria Municipal de Assistência Social
– Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo
– Senai Ribeirão Preto
– Instituto EPTV
– ADPM – Associação Desportiva Policia Militar – Regional Ribeirão Preto
– CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Ações
As ações desenvolvidas desde a sua fundação propiciaram um aprofundamento nas questões representadas hoje no novo paradigma das políticas públicas, oferecendo assim um contexto favorável à implementação e desenvolvimento dos atuais programas de proteção social básica e proteção social especial. A atual linha de trabalho representa uma continuidade e uma especialização de ações que vem sendo desenvolvidas há mais de três décadas. Ações voltadas aos adolescentes em conflito com a lei, às crianças e adolescentes vitimas de maus-tratos e principalmente à preparação de jovens e adolescentes para qualificação profissional e inserção no mundo do trabalho.

O que parece ser uma questão a ser desenvolvida na primeira hora, antes mesmo de incluir os jovens no processo educativo, ela na verdade acontece no interior das ações da OCSAMC, juntamente com o processo educativo, respondendo assim a emblemática pergunta: “Quem educa o educador?”.

Equipe de Trabalho
Tem-se assim uma equipe de profissionais preparada no processo de atuação na área da infância, adolescência e juventude, buscando sempre a realização de ações marcadas pela busca de eficiência, eficácia e qualidade.

Mandato
a) Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente por meio do Planejamento e Execução de programas e projetos nos termos da Lei 8.069/90 – do Estatuto da Criança e do Adolescente;
b) Planejamento e execução de projetos de capacitação e acompanhamento nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB;
c) Promoção do exercício da Cidadania junto à população usuária por meio da inclusão de temas pertinentes e de atividades, propiciando o debate junto aos programas implementados;
d) Planejamento e execução de programa de capacitação de adolescente nos termos do que dispõe a legislação para aprendizes e estagiários;
e) Planejamento e execução de programas para adolescentes, através de escolas especializadas;
f) Gerenciamento e estágio para adolescentes, incluindo sua preparação e acompanhamento, devendo para tanto cadastrar-se aos órgãos competentes;
g) Desenvolvimento de estudos, pesquisas, programas e projetos nas áreas sociais, saúde, meio ambiente, cultura e administração;
h) Promoção dos direitos estabelecidos em lei através de assessoria jurídica em prol da cidadania;
i) Desenvolvimento de atividades de proteção ambiental.

Ações e Projetos
a) Estágio na OCSAMC para os alunos da disciplina de Psicologia Criminal – da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras – USP – Ribeirão Preto;
b) Projeto “Romper o Isolamento: Juntos a Serviço da Criança e do Adolescente” aprovado pelo Poder Legislativo que autorizou o executivo Municipal a celebrar convenio com o Rotary Club Ribeirão Preto- Norte e OCSAMC;
c) Visita organizada pelo ¨Centre de Psycho-Éducation du Québec¨, Montreal, Canadá, para uma Delegação de profissionais das área social para conhecer o¨Le Système Québecois d’Aide à la Jeunesse”;
d) Formação prática e teórica sobre o modelo psicoeducativo para OCSAMC e Nosso Clubinho (abrigo) para a implantação do Modelo Psicoeducativo;
e) Estágios organizados pelo “Centre de Psyvho-Éducatiuos du Québec” Montreal – Canadá, para Educadores que trabalhavam com crianças e adolescentes. Este estágio compreendeu exposições teóricas, discussões e visitas a programas nas áreas de prevenção e da intervenção em meio escolar, social, comunitário e judiciário;
f) “Ações Integradas Pró-Adolescentes em Conflito com a Lei”, convênio com a Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e OCSAMC/CONANDA/SEDH/MJ – 20002. Este Projeto foi desenvolvido em 48 (quarenta e oito) municípios do Estado de São Paulo;
g) Realização do I, II, III, IV,V, VI Seminário Internacional sobre Delinqüência Juvenil em parceria com várias Instituições e Universidades do Brasil, Chile, Peru e o Protocolo de Cooperação Técnica entre Centres Jeunesse de la Montérégie, Fundação Casa e OCSAMC;
h) Parceria com o SENAI para realização e certificação de curso.
i) Convênio com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, para realização de estágios de estudantes.
j) Protocolo de Cooperação Técnica entre a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente- FUNDAÇÃO CASA- SP, Le CENTRE JEUNESSE DE LA MONTÉRÉGIE ET l’ ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA SANTO ANTONIO MARIA DE CLARET, desde 2009.

Linhas de Atuação
Hoje a OCSAMC, mantém um trabalho na comunidade abrangendo as seguintes linhas de atuação:
1. Projeto de atendimento aos “maus-tratos de crianças” na faixa estaria de 0 a 6 anos;
2. Projeto de atendimento a 60 (sessenta) adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas;
3. Curso da Escola de Marcenaria para 120 adolescentes, com duração 3 (três) anos;
4. Projeto de qualificação de adolescentes, jovens e adultos para inserção no mundo do trabalho no setor Moveleiro com o curso de AutoCAD e PROMOB;
5. Programa de Inclusão Digital para jovens e adultos;
6. Programa de Apoio Psicossocial a Jovens Mães.

// Contato

Rua Marechal Rondon, 571, Jardim América – Ribeirão Preto – SP
CEP: 14020-220

E-mail: contato@inepad.org.br
Tel: +55 16 2111-0250